Olimpíadas: Rebeca Andrade conquista primeiro ouro na história da ginástica

A ginasta conquistou o ouro na prova de salto ficando na frente da americana Mykayla Skinner e da sul-coreana Sejeong Yeo

Colocando mais uma vez seu nome na história, Rebeca Andrade se tornou neste domingo (1) a primeira brasileira a conquistar duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos. Depois de conquistar a prata no Artístico Geral, a ginasta conquistou o ouro durante a competição individual de salto.

Na final da competição, diferentemente dos outros aparelhos, cada atleta apresenta duas vezes com saltos que precisam ser diferentes. Rebeca foi a terceira a se apresentar e emplacou um 15.083, conquistado o primeiro lugar. Mykayla Skinner, dos Estados Unidos, garantiu a prata com 14,916 e Sejeong Yeo, da Coréia do Sul, conquistou o bronze com 14,733.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Simone Biles, a favorita da competição, não participou da prova que havia passado para a final na primeira colocação. A norte-americana se afastou do torneio depois que se sentiu mal durante a apresentação no salto na final por equipes.

Saltos

Rebeca começou sua apresentação com um Cheng, que tem nota de partida 6,0. A execução não foi tão boa quanto nas eliminatórias e na final do individual geral, tirando 9,266 dessa vezes e perdendo mais 0,1 por pisas fora do colchão. Total 15,166.

No segundo salto, Rebeca trocou o exercício de 5,4 de nota de partida por um de 5,8, o Amar. Com a execução de 9,2, ela recebeu nota 15,000 e ficou com média 15,083. A nota não poderia ser o suficiente para o ouro, mas Jade Carey, dos Estados Unidos, errou o primeiro salto e recebeu apenas 11,933, dando adeus à disputa pelo pódio.

Na sequência, a sul-coreana Yeo assustou a brasileira ao fazer um salto com dificuldade 6,2, alcançando a nota 15,333. Sem outro salto bom, a coreana tinha tudo para passar a brasileira mas acabou errando e não passou. Após a apresentação de outras ginastas, a medalha de ouro brasileira foi confirmada.

Tags: