Olinda recebe autorização para armar Guarda Municipal; município é a quinta cidade de PE a adotar medida
Segundo a prefeitura, oito agentes têm permissão de porte de arma após passarem por capacitação supervisionada pela Polícia Federal.
Os guardas municipais de Olinda estão autorizados a portar armas de fogo, tanto em serviço quanto fora dele. Com isso, o município, que passou por um processo de capacitação e avaliação supervisionado pela Polícia Federal, se tornou a quinta cidade de Pernambuco com corporações habilitadas a atuar armadas (saiba mais abaixo).
Segundo a prefeitura, o processo de armamento da corporação será realizada por etapas. Nesta primeira fase, oito agentes receberam a autorização para portar armas de fogo. Outros 72 seguem em formação para obter a licença.
De acordo com a prefeitura, os guardas fizeram um curso de armamento com carga horária de 100 horas. A formação incluiu 280 disparos com arma de fogo, sendo 236 em instrução e 44 em avaliação prática com alvo multicolorido a sete metros de distância. Os guardas fizeram, ainda, uma prova final supervisionada pela Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos da Polícia Federal.
Os participantes também foram submetidos a exames psicotécnicos. Além disso, a prefeitura disse que criou uma corregedoria interna para acompanhar a atuação dos guardas municipais e coibir abusos. A medida foi uma exigência da PF para que o município recebesse a autorização.
Criadas para proteger o patrimônio das cidades, incluindo prédios e parques públicos, as guardas civis municipais são órgãos que também atuam na segurança da população. Nos últimos anos, a discussão sobre o porte de arma para agentes dessas corporações tem avançado em vários municípios do país. O assunto foi, inclusive, debatido durante as eleições 2024 no Recife. No ano passado, quando era candidato à reeleição, o prefeito João Campos (PSB), disse que ia colocar a medida em prática, equipando a corporação com câmeras corporais.
Em Pernambuco, quatro cidades, além de Olinda, têm autorização para armar sua guarda civil, segundo a PF: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe.
Além desses quatro municípios, Camaragibe, também no Grande Recife, iniciou o processo de formação dos guardas para receber a autorização, de acordo com a PF.