A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou o surto do vírus de Marburg, um dos mais letais do mundo, na Guiné Equatorial, na África Central, nesta segunda-feira, 14. O vírus é da mesma família do Ebola e já matou nove pessoas e 16 casos são investigados como suspeitos. De acordo com o Ministério da Saúde da Guiné Equatorial, a doença foi confirmada por meio de amostras enviadas para análise no Senegal.
A organização obrigou o país africano a declarar estado de alerta sanitário. A transmissão da variante para os humanos é por meio de morcegos frugívoros. Entre os humanos se espalha através de contato direto com os fluidos corporais de pessoas, superfícies e materiais infectados, reporta a OMS.
“O virus de Marburg é altamente contagioso. Graças à ação rápida e decisiva das autoridades da Guiné Equatorial na confirmação da doença, a resposta de emergência pode chegar rapidamente para salvar vidas e parar o vírus o mais rapidamente possível”, disse Matshidiso Moeti, diretora regional da OMS para África em nota.
Por enquanto, não existem vacinas ou tratamentos antivirais. Segundo a OMS, reidratação com fluidos orais, intravenosos e o tratamento de sintomas específicos podem aliviar os sintomas e aumentar as chances de sobrevivência do paciente.
Vírus de Marburg
O vírus de Marburg ou vírus de Marburgo tem esse nome após ser documentado pela primeira vez em 1967 nas cidades alemãs de Marburg e Frankfurt am Main e na cidade sérvia de Belgrado, onde 31 pessoas adoeceram, devido ao contágio do agente.
Quais os sintomas da doença de Marburg?
- Febre hemorrágica;
- Febre alta;
- Dor de cabeça;
- Dores no peito;
- Dores musculares;
- Vômitos;
- Dores abdominais;
- Diarreia;
- Mal-estar intenso.