Press "Enter" to skip to content

Onça bebê será transferida com a mãe para reintegração com a natureza

Última atualização 03/05/2022 | 10:59

A oncinha Apoena deve se mudar em dois meses para um recinto especial dentro do Instituto Nex, em Corumbá de Goiás. O animal está na instituição com a mãe, que está em tratamento desde quando se queimou em um incêndio na região do Pantanal, em agosto de 2020. O novo endereço será dentro do próprio recanto.

 

A mãe, Amanaci, de 6 anos, vai acompanhar Apoena, de dois meses, no processo de reinserção na natureza. Eles ficarão isolados por dois anos em um local com 800 metros quadrados até seguirem para uma segunda fase de treinamento no Pantanal.

 

“Amanaci teve queimaduras de terceiro e quarto graus nas quatro patas. Sobreviveu, mas perdeu a habilidade de expor e retrair as garras, o que a impede de caçar e se defender”, afirma a coordenadora de projetos do Nex, Daniela Gianni. A ideia dos cuidadores é ensinar Apoena a pescar, a escalar, a se esconder.

O acidente com Amaci ocorreu quando ela tentava fugir do fogo. Ela foi resgatada e levada para um centro de cuidados da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e trazida para Goiás em seguida para começar um tratamento com células-tronco.