Um vigilante flagrou uma onça andando com seus filhotes às margens da GO-132, no trecho entre os municípios de Minaçu e Colinas do Sul, localizados nas regiões norte e nordeste de Goiás. A região na qual o animal foi avistado é perto da reserva indígena Avá-Canoeiro e a 3 km de distância da Usina Serra da Mesa.
Nas imagens feitas pelo vigilante que estava a caminho do trabalho, é possível observar a onça andando no acostamento com dois filhotinhos. Ao avistar o veículo que se aproximava dela, a onça conduziu seus filhotes para entrar na mata fechada logo à beira da estrada para proteger a si mesma e a sua prole.
Considerada o maior felino das américas, a onça-pintada é um indicativo das ações de conservação, pois ela está no topo da cadeia alimentar e precisa de grandes áreas de preservação para sobreviver. O animal pode chegar a mais de 130 kg e originalmente era encontrado desde o sudoeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Entretanto, está extinto nos EUA.
De acordo com a WWF Brasil, mesmo sendo temida na natureza, a onça-pintada é um indicador de qualidade ambiental, ainda mais se ela estiver se reproduzindo na região. As alterações ambientais causadas pela ação do homem e a caça às presas silvestres são ameaças a sua sobrevivência.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)