Press "Enter" to skip to content

Onça é vista andando por ruas de São Luiz do Norte

Última atualização 08/11/2023 | 11:37

Na noite desta terça-feira, 6, uma onça foi filmada andando pelas ruas do centro da cidade goiana de São Luiz do Norte. A população local acionou a prefeitura. Entretanto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente disse que a onça foi monitorada enquanto estava dentro da cidade e que ela saiu seguindo o mesmo caminho pelo qual entrou. 

A Secretaria informou ainda que onças andando pela cidade do norte de Goiás não é algo comum na região e se trata de um episódio isolado. Além do centro da cidade, o animal foi visto perambulando também perto da BR-153, e um dos vídeos que ajudou a traçar o trajeto mostra a onça correndo para atravessar uma rua. 

Apesar da onça ter andado pela cidade, a Prefeitura informou que não há motivos para preocupação, pois o animal já retornou ao seu habitat natural.  Ela foi identificada como a onça-parda cuja característica é ser agitada e por se alimentar de animais pequenos.

A onça-parda é o segundo maior felino das Américas, atrás da onça-pintada, podendo  medir até 150 cm, sem a cauda, e pesar entre 53 e 72 quilos. A espécie encontrada desde o Canadá até o Chile, o que inclui todo território brasileiro. Em razão disso, é um dos felinos mais bem adaptados das Américas, ocupando diferentes tipos de ambientes no continente.