Onça-parda é flagrada rondando propriedade de veterinário em SC; VÍDEO
Cassiano Lenzi instalou a câmera na fazenda em Rio dos Cedros, no Vale do Itajaí, para monitorar a fauna da região. “A gente fica na torcida para ela não atacar os bezerros”, comentou.
Veterinário flagra onça-parda rondando propriedade em SC
Uma onça-parda foi flagrada por uma câmera de monitoramento rondando uma propriedade em Rio dos Cedros, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O registro foi feito em 21 de junho, mas compartilhado pelo veterinário Cassiano Lenzi nas redes sociais só nesta semana.
No vídeo é possível ver o animal caminhando tranquilo em uma estrada de chão batido na fazenda do veterinário, que instalou a câmera para monitorar a fauna do local (assista acima).
> “Tenho criação de bovinos, então, a gente fica na torcida para ela não atacar os bezerros. Mas como têm muitas capivaras por lá, ela está preferindo as capivaras – devem ser presas mais fáceis”, explica.
Cassiano mora em Timbó, na mesma região, e contou que essa não foi a primeira vez que viu uma onça-parda andando pela fazenda, local que visita várias vezes na semana. Só por vídeo, já foram sete. “Devem ter duas, pelo menos, pois uma tem filhote. Está com um filhote de alguns meses já”, comentou.
Em 2024, ele esteve cara a cara com uma onça. “Sempre fica aquela coisa de encontrar com um animal desses. Mas já encontrei andando, durante o dia, e ela foi embora tranquila… ainda bem”, brincou.
Segundo o Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (Salve) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie, também conhecida como leão-baio, é classificada como “quase ameaçada” de extinção. A onça-parda tem nome científico Puma concolor. A espécie é o maior felino que pode ser encontrado em Santa Catarina, de acordo com o biólogo Christian Raboch, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). “Desde a década de 1980 que a gente não tem registro de onça-pintada para o estado de Santa Catarina. Então, esse puma é o maior felino hoje em dia”, explicou. Um adulto tem uma média de 70 quilos e 1,5 metros de comprimento.