Na noite desta segunda-feira, 20, uma onça foi atropelada na rodovia BR-080, na zona rural, próximo ao trevo de Barro Alto, município localizado na região central do estado de Goiás. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) foi acionado para atender a ocorrência ainda na mesma noite.
Ao chegarem no local, os bombeiros realizaram o resgate da onça-parda que estava com ferimentos e sem movimento dos membros traseiros, além de um sangramento na boca.
Devido à gravidade do estado de saúde do animal, o Corpo de Bombeiros encaminhou a onça para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Goianésia, município também localizado na região central de Goiás.
A onça-parda é o segundo maior felino no Brasil e pode habitar em savanas e florestas. Elas aparecem com frequência em ambientes alterados como plantações e pastagens e estão presentes em todos os biomas brasileiros.
Não apenas no Brasil, o animal pode ser encontrado desde o Canadá até a região meridional da cordilheira do Andes. Dessa forma, a onça-parda é um dos mamíferos ocidentais com a mais extensa área de distribuição.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a aparição de onças-pardas está cada vez mais frequentes em áreas urbanas, em razão da severa redução da disponibilidade de habitats naturais do animal.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)