Onça-pintada, maior felino das Américas, flagrada descansando em unidade de conservação

onca-pintada2C-maior-felino-das-americas2C-flagrada-descansando-em-unidade-de-conservacao

Maior felino das Américas é flagrado descansando em unidade de conservação

Onça-pintada está classificada como ameaçada de extinção. Flagrante aconteceu graças às armadilhas fotográficas do Programa de Monitoramento da Biodiversidade de São Paulo.

Uma onça-pintada (Panthera onca) foi flagrada ‘descansando’ em uma unidade de conservação da Mata Atlântica no estado de São Paulo. Por meio de nota, a Fundação Florestal explicou que a espécie é considerada o maior felino das Américas e está classificada como ameaçada de extinção no Brasil.

As imagens, obtidas pela equipe de reportagem, foram feitas na região de Continuum Paranapiacaba, que abrange cidades de São Paulo, Baixada Santista, Vale do Ribeira e Curitiba (PR). De questionamos a Fundação Florestal sobre a área da gravação, mas fomos informados de que a localização exata foi preservada devido à ameaça de extinção da espécie e o interesse da caça ilegal.

De acordo com a fundação, trata-se de um macho conhecido como “Escuro”. No vídeo, o animal aparece se esfregando em um galho, deitando e se alongando — um comportamento natural associado à marcação de território e ao descanso, ainda segundo o órgão estadual.

A Fundação Florestal explicou que o flagrante aconteceu graças às armadilhas fotográficas do Programa de Monitoramento da Biodiversidade de São Paulo. As câmeras são instaladas em pontos estratégicos para registrar a presença e os hábitos da fauna, de forma não invasiva.

Conforme relatado no Guia de Onças do Estado de São Paulo, a espécie costuma se dispersar para novas áreas quando atinge a maturidade. Entretanto, o Escuro contrariou essa tendência e segue na região de Continuum Paranapiacaba desde filhote, tendo sido fotografado pela primeira vez em 2011 quando estava com a mãe. Estabelecendo-se como um macho residente por volta de quatro ou cinco anos de idade.

A onça-pintada é o maior felino das Américas, sendo fundamental para o equilíbrio do ecossistema. Sua presença em unidades de conservação como a da Mata Atlântica no estado de São Paulo é essencial para a preservação da biodiversidade local. A conscientização sobre a importância da conservação dessas espécies ameaçadas é fundamental para garantir sua sobrevivência no futuro.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp