Última atualização 29/08/2023 | 16:16
Uma onda de calor está prevista para esta semana de agosto e deve fazer os termômetros em Goiás bater temperatura de 40ºC. Outros seis estados do Brasil devem registrar recordes, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet).
As altas temperaturas devem atingir as regiões Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás, o centro-sul da Região Norte e interior do Nordeste. O calor também deve chegar os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
É esperado que as temperaturas cheguem próximas ou acima de 40ºC, sendo Centro-Oeste e o Sudeste as regiões que mais sofreram com a onda de quarta. As altas devem ser registradas entre quarta-feira, 23, e quinta-feira, 24.
Já nos próximos é previsto a chegada de uma onda fria na região Sul, fazendo as temperaturas caírem em todo o país, podendo levar a temporais isolados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Onda de calor
Além do calor e da seca serem uma característica típica das regiões do Centro-Oeste neste mês de agosto, o El Niño deve agravar as temperaturas. O fenômeno ocorre a cada cinco e sete dias, contribuindo para temperaturas acima da média em estações como primavera e verão, favorecendo períodos prolongados de calor mais intenso. Com o aquecimento global, os impactos nas temperaturas tendem a aumentar.