Press "Enter" to skip to content

Onda de calor pode provocar temperaturas de 43ºC em Goiás

Última atualização 18/09/2023 | 12:21

A previsão do tempo para esta semana é a chegada de uma onda de calor em diversos estados brasileiros, inclusive Goiás, provocando aumento de temperatura que pode ser registrada acima de 40ºC.

De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), a expectativa é de que, em algumas regiões de Goiás, a temperatura chega a 42ºC e 43ºC, como em Porangatu e Aragarças. Goiânia pode chegar a marcar entre 35ºC e 36ºC.

“Nós já tivemos temperaturas assim, ondas de calor, não é algo fora do comum, mas é algo que pode acontecer. Nós tivemos, ainda bem, aquela chuvinha de ontem, deu uma refrescada, melhorou a umidade, mas agora para esta semana nós teremos essa situação mais favorável as temperaturas elevadas”, explica Amorim.

Entretanto, a previsão é que onda de calor arrefeça na virada do mês com a chegada de uma nova frente fria para os goianos. “A intenção é o pessoal ficar atento à questão da umidade baixa, temperatura elevada, a gente volta pra aqueles outros patamares que estávamos todos os dias com temperaturas bastante altas e realmente as pessoas ficam estressadas com isso”, alerta.

Para esta segunda-feira, 18, a previsão do Cimehgo é a combinação calor e umidade favorecendo pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de rajadas de ventos, raios e, eventualmente, granizo. As temperaturas podem chegar a 38ºC em Porangatu e 35ºC no município de Ceres.

Para Goiânia, a previsão é de variação de nebulosidade, sol com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas, temperatura máxima podendo chegar aos 33ºC e umidade relativa do ar variando entre 25% a 70%.