Press "Enter" to skip to content

Onda de frio faz ações solidárias se multiplicarem nas ruas de Goiânia

Última atualização 19/05/2022 | 06:51

O trabalho de voluntários está ajudando a diminuir o sofrimento das pessoas em situação de rua em Goiânia nas madrugadas congelantes. Ações solidárias se multiplicaram nesta semana por causa da onda de frio que chegou à capital na última quarta (18) e deve permanecer por alguns dias. De acordo com a Prefeitura, cerca de 1,2 mil pessoas estão nesta situação.

 A idealizadora do projeto Sopa Amor Maior, Fernanda Moreno, incluiu duas ações na programação para atender a demanda temporária. Ela e outros voluntários costumam distribuir sopas para moradores de rua e para pacientes e acompanhantes em unidades de saúde todas as segundas-feiras à noite há 17 anos. 

“Fazemos 1,2 mil sopas por semana, em média. Reforçamos a entrega ontem mesmo (terça) por volta das 23 horas na praça Joaquim Lúcio, na 44, no Cepal Setor Sul, na Paranaíba e na Serra das Areias para a população de rua e para a comunidade carente. Teremos rota a semana toda, se possível, mas preciso de doações para o preparo da refeição”, afirma.

Com previsão do tempo de mínima de 4º C em Goiânia, um espaço fechado dentro do Mutirama se tornou abrigo provisório para esse público. Fernanda está se organizando para fazer um almoço para eles, já que outro grupo de voluntários, a Associação Tio Cleobaldo, preparará o jantar.

Pela internet, a Associação convoca a sociedade a colaborar. Ontem, no primeiro dia de temperatura mais baixa, foram distribuídos arroz, feijão, frango e salada. “Mais de 1,5 mil irmãos que se encontram em situação de rua e de pauperismo social terão alimentos de qualidade em formato de marmitas em suas mãos”, postaram.

A Liga do Bem também realiza uma força-tarefa para ajudar. Focada especificamente para entrega de peças contra o frio, a organização promove uma campanha desde o início deste mês para arrecadação de dinheiro que custeará os agasalhos e cobertores. A estratégia dos voluntários é ampliar a área assistida. “Queremos ir até regiões menos centralizadas porque sabemos que nelas há muitas ações para alcançar mais pessoas”, afirma uma das representantes, Mariana Drumond.

A Prefeitura de Goiânia adotou uma série de ações para acolher a população de rua. Houve distribuição de cobertores, refeições, café da manhã e disponibilização de espaço no Parque Mutirama. Em parceria com Governo de Goiás, por meio da OVG, kits com cobertores, água, alimentação e pares de meia foram distribuídos em três pontos da capital.

Saiba como colaborar:

Projeto Sopa Amor Maior: No instagram, @sopaamormaior / Doações via PIX com a chave de celular 62981222219

Associação Tio Cleobaldo: No instagram, @tiocleobaldoassociacao / Informações sobre doações pelo telefone (62) 9.8164.7604

Liga do Bem: No instagram, @liga_do_bem / Doações via PIX com a chave de celular 62981192727