Última atualização 01/09/2024 | 14:02
Uma onda de calor que chega ao Brasil deve aumentar as temperaturas em Goiás. A informação foi confirmada pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), que informou a previsão de até 40ºC para cidades do norte e oeste goiano.
A onda de calor começou neste domingo, 1º, e deve permanecer por 10 dias. Com isso, os estados brasileiros podem registrar temperaturas de 2 a 5ºC mais quentes por mais de cinco dias.
Com o deslocamento do ar quente, as cidades nas regiões norte e oeste do estado devem ser as mais afetadas pelo calor, como Porangatu que deve registrar 37ºC durante este domingo.
A previsão é que o valor vá embora no próximo dia 15 de setembro, quando Goiás deve começar a receber pancadas de chuva.
Confira o tempo em algumas cidades goianas:
Itumbiara: mínima de 17ºC e máxima de 35ºC
Rio Verde: mínima de 16ºC e máxima de 34ºC
Uruaçu: mínima de 17ºC e máxima de 34ºC
Iporá: mínima de 17ºC e máxima de 36ºC
Goiânia: mínima de 17ºC e máxima de 33ºC
Alerta de umidade do ar
Além do calor, o Estado de Goiás está em alerta para baixa umidade relativa do ar ideal. O aviso foi emitido pela Defesa Civil, que aponta que os níveis de umidade devem chegar abaixo dos 12%, o que pode causar incêndios florestais e problemas de saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.
A orientação é que as pessoas mantenham a hidratação corporal bebendo bastante líquido e evitar a prática de atividades físicas no tempo seco, principalmente ao ar livre. É recomendado também evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, bem como o uso de hidrante para pele e umidificador de ambientes.