Press "Enter" to skip to content

Ônibus alugado pelo Itamaraty vai tirar brasileiros da Faixa de Gaza

Última atualização 10/10/2023 | 14:59

O Ministério das Relações Exteriores contratou um ônibus para repatriar 26 cidadãos brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza. A informação foi divulgada nesta terça-feira (10/10). Essa ação de resgate foi planejada pelo Escritório de Representação do Brasil em Ramallah e tem como objetivo garantir a segurança e o retorno dos brasileiros a seu país de origem.

Em decorrência do aumento das hostilidades, os primeiros brasileiros a serem repatriados já começaram a se dirigir aos pontos de encontro designados em Jerusalém e Tel Aviv.

Um total de cinco ônibus foi disponibilizado para sair das duas cidades com maior concentração de brasileiros e turistas em direção ao Aeroporto Ben-Gurion, que continua operacional.

A operação de repatriação terá início a partir de um ponto de encontro em Rafah, localizado ao sul de Gaza. Apesar de a data e o horário da partida ainda não terem sido divulgados, os interessados em obter mais detalhes sobre a operação, incluindo informações sobre documentação necessária, devem entrar em contato pelo telefone +972 (59) 205 5510.

O Plano

A primeira aeronave, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), destinada a repatriar brasileiros em Israel aterrissou no território às 9h41 (15h41 no horário local) desta terça-feira. A previsão é que a aeronave retorne ao Brasil com 210 passageiros na madrugada de quarta-feira, pousando em Brasília por volta da 1h.

No total, seis aeronaves da FAB foram mobilizadas para essa operação, que teve início no domingo. Nesta terça-feira, a terceira aeronave mobilizada pela Força Aérea partirá para a repatriação de brasileiros. O KC-390 Millennium (Embraer) decolará às 16h da Base Aérea de Brasília, tendo Roma como destino inicial.

De acordo com a FAB, está prevista a repatriação de 900 brasileiros até o sábado, e a operação poderá ser repetida na próxima semana. O Ministério das Relações Exteriores informou que a Embaixada em Tel Aviv coletou os dados de aproximadamente 2,3 mil brasileiros interessados na repatriação, com a maioria sendo turistas.

“Os candidatos à repatriação serão acomodados em listas de prioridade. Em um primeiro momento, deverão ser priorizados os residentes no Brasil, sem passagem aérea”, afirmou o Ministério em comunicado.