Neste sábado, 26, a Unidade Móvel do Hemocentro, em parceria com a BPW Goiânia, está no Lago das Rosas, para realizar a Campanha Doando Vida. A ação começou às 8h da manhã e terminará às 16h da tarde, a coleta está sendo feita no estacionamento ao lado da entrada do Zoológico. Para evitar aglomeração, a BPW Goiânia realizou os agendamentos no site e apenas horários marcados serão atendidos.
A diretora-geral da Hemorrede Pública de Goiás, do Governo de Goiás, Denyse Goulart, falou sobre a importância da doação mesmo durante a pandemia. “É importante destacar que a pandemia não interrompeu os atendimentos nas unidades públicas de saúde. Muitas pessoas dependem de transfusão sangue, sem contar os atendimentos emergenciais relacionados a acidentes automotivos, transplantes e outros procedimentos. Para se ter uma ideia, nossa demanda média mensal está próxima de 3,8 mil bolsas de sangue”, relata.
De acordo com a diretora, a adesão da população tem sido necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue da Hemorrede em Goiás, e mesmo assim, as unidades enfrentam a maior baixa do ano de 2020.
“No último mês, registramos uma queda de 36% nas doações, muitos doadores frequentes estão impedidos de doar por estarem em grupos de risco ou por terem tido contato com pessoas com Covid-19, por isso, precisamos que as pessoas que estão aptas façam sua doação”, informa.
Segundo a coordenadora do Comitê de Saúde da BPW Goiânia, Jordana Ribeiro, cada doação é importante para salvar vidas. “Nosso objetivo é repor os estoques de sangue que estão muito baixos nesse período e também sensibilizar pessoas para doarem sempre”, afirma.