ONU pede investigação independente em operação de Jacarezinho

O escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) cobrou, nesta sexta-feira (7), uma investigação independente da operação policial no Jacarezinho que deixou 25 mortos, incluindo um policial na manhã desta quinta-feira (6).

Rubert Colvielle, porta-voz dos Direitos Humanos da ONU, disse em uma entrevista coletiva em Genebra, na Suíça, que há um histórico de uso desproporcional e desnecessário da força pela polícia. “Pedimos que o promotor conduza uma investigação independente e completa do caso de acordo com os padrões internacionais”, disse.

Segundo o porta-voz, ele está preocupado com o fato de que a cena do crime não tenha sido preservada, o que dificulta o trabalho da perícia para a comprovação das circunstâncias das mortes. “É particularmente preocupante que a operação tenha ocorrido apesar de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2020 restringindo as operações policiais em favelas durante a pandemia de Covid-19”, afirma Colville.

Rubert faz uma alerta às autoridades brasileiras para que o uso da força seja usado como o último recurso e ”apenas em casos em que há ameaça iminente á vida ou de um sério perigo”

A operação feita pela Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro deixou 25 mortos após intenso direito na manhã da quinta-feira (6). Essa foi um dos maiores tiroteios acontecidos em operações feitas em favelas desde 2016. Além de suspeitos, duas pessoas foram baleadas dentro do metrô e sobreviveram. Dois civis também foram feridos e um morreu após um tiro na cabeça.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp