ONU retira maconha da lista de drogas mais perigosas

Nesta quarta-feira, 02, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu reclassificar a maconha em categoria de substâncias consideradas menos perigosas. O assunto foi analisado pela Comissão de Drogas Narcóticas da ONU. 

Antes a cannabis estava no patamar das substâncias consideradas passível a produzir efeitos danosos ao ser humano e não vantagens terapêuticas comprovadas, mesma categoria que a heroína está.

A análise desta comissão é utilizada para determinar em qual o nível de de urgência que os países devem ter para regulamentar, ou proibir, o uso de determinado produto.

A decisão não significa que os países estão autorizados a legalizar a maconha, mas a nova classificação reconhece o valor medicinal da planta, abrindo ainda caminhos para novas pesquisas sobre o uso terapêutico da planta.

A comissão é formada por representantes de 53 países membros, sendo realizada em Viena. O encontro segue uma recomendação feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019. A reclassificação foi definida após 27 países votaram a favor e 25 contra. 

Foto: Reprodução

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp