Onze periquitos resgatados no Maranhão morrem após queda de árvore

onze-periquitos-resgatados-no-maranhao-morrem-apos-queda-de-arvore

Mais 11 periquitos resgatados após queda de árvore morrem durante tratamento no Maranhão

Animais haviam sido resgatados e passavam por tratamento após queda de árvore que matou mais de 350 aves em Lajeado Novo (MA). Dezesseis animais continuam em tratamento e recebem cuidados em São Luís.

Veterinário mostra como os periquitos foram encontrados após queda de árvore no MA [https://s02.video.glbimg.com/x240/14306845.jpg]

Veterinário mostra como os periquitos foram encontrados após queda de árvore no MA

Onze dos 27 periquitos resgatados com vida após a queda de uma árvore que matou cerca de 350 aves no interior do Maranhão
[https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2026/01/31/queda-de-arvore-que-matou-mais-de-350-periquitos-no-maranhao-o-que-se-sabe-sobre-o-caso.ghtml]
morreram, segundo o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres
(Cetas), do Ibama, em São Luís. A informação foi confirmada ao DE nesta terça-feira (3).

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do DE Maranhão no WhatsApp

As aves, da espécie periquito-rei, foram recolhidas após a queda de um eucalipto de 32 metros em Lajeado Novo, município localizado a cerca de 500 km da capital maranhense.

De acordo com os veterinários, as 11 aves que morreram apresentavam estado de saúde considerado de ruim a péssimo em razão das lesões provocadas pelo acidente e não resistiram ao tratamento.

Das aves resgatadas, 16 permanecem vivas e seguem em tratamento no Cetas, em São Luís. Destas, 15 estão estáveis e sem sequelas aparentes, enquanto uma permanece com a asa imobilizada por causa de uma fratura.

Segundo a direção do Cetas, não há necessidade de medicar as aves neste momento, sendo realizada apenas suplementação nutricional. Outros cuidados serão reavaliados quando os animais forem transferidos da quarentena para os viveiros de reabilitação.

Não há previsão para essa transferência, pois o prazo depende da avaliação clínica e comportamental de cada animal.

LEIA TAMBÉM:

* Queda de árvore que matou mais de 350 periquitos no Maranhão: o que se sabe
sobre o caso
* Por que centenas de periquitos morreram em vez de voar quando árvore caiu
durante tempestade no MA?

Após terem sido resgatadas, três aves morreram durante o transporte e uma morreu na madrugada de sábado (31). As aves são da espécie periquito-rei (Eupsittula aurea) e medem de 25 a 29 centímetros.

Periquitos se recuperam no Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em São Luís — Foto: Roberto Veloso

O ACIDENTE

Mais de 350 periquitos morreram após a queda de um pé de eucalipto durante uma tempestade, na quinta-feira (29), no município de Lajeado Novo, no sudoeste do Maranhão.

Dos 27 periquitos resgatados com vida, três morreram durante o transporte de Imperatriz para São Luís, na madrugada dessa sexta-feira (30), segundo o Ibama.

Logo após o acidente, as aves foram organizadas por gravidade, tiveram as fraturas imobilizadas e receberam hidratação e medicação para a dor. Depois, foram transportadas de Lajeado Novo para Imperatriz e, em seguida, para São Luís, onde agora são atendidas pelo Cetas.

O Cetas de São Luís conta com 15 profissionais, entre biólogos, médicos-veterinários, engenheiros agrônomos e zootecnistas. Em 2025, o centro recebeu cerca de 2,2 mil animais silvestres.

Infográfico – Periquitos são recuperados no Maranhão — Foto: Arte/g1

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp