A Polícia Federal (PF) realizou uma operação nesta quarta-feira (10) em Campinas (SP) com o objetivo de combater o comércio ilegal de medicamentos para emagrecimento. A ação, denominada de “Blue Pen” (caneta azul, em inglês), foi desencadeada a partir de uma denúncia feita pela plataforma de comunicação de crimes da instituição. Até o momento, não houve prisões relacionadas a essa investigação.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara Federal da região e cumpridos em endereços comerciais e residenciais ligados ao principal investigado. Os locais alvo da operação estão situados nos bairros Centro e Vila Satúrnia, porém durante as buscas não foram encontrados medicamentos, mas diversos itens eletrônicos, incluindo celulares e acessórios, foram apreendidos.
Segundo informações divulgadas pela Polícia Federal, indícios apontam para a prática de crimes de contrabando e descaminho, podendo haver a descoberta de outras atividades ilícitas no decorrer da investigação. O foco da operação é interromper a venda ilegal do medicamento, identificar a origem dos produtos e verificar a autenticidade dos mesmos.
Vale ressaltar que medicamentos como o Ozempic e similares passaram a ter sua comercialização restrita, sendo necessária a retenção da receita para a compra dos mesmos. A ação da PF em Campinas faz parte dos esforços para coibir atividades ilegais relacionadas à venda de medicamentos para emagrecimento, protegendo a saúde e segurança da população.
Não foram divulgados detalhes sobre as apreensões realizadas durante a operação “Blue Pen” em Campinas, mas a Polícia Federal segue atuando para investigar e coibir práticas criminosas relacionadas ao comércio ilegal de medicamentos na região. A colaboração da população é fundamental para denunciar atividades ilegais e contribuir para a segurança de todos.
Para acompanhar mais notícias sobre a região de Campinas, download do aplicativo do DE no seu dispositivo móvel para acessar informações em tempo real e de forma gratuita. Fique por dentro das últimas atualizações sobre as operações da PF e demais acontecimentos na região, promovendo um ambiente mais seguro e justo para todos os cidadãos.
Em caso de suspeita de atividades ilegais ou comércio irregular de medicamentos, não hesite em contatar as autoridades competentes, como a Polícia Federal, para garantir a integridade da sociedade e colaborar com a manutenção da ordem e segurança pública. Juntos, podemos contribuir para um ambiente mais íntegro e protegido contra práticas criminosas que possam colocar em risco a saúde e bem-estar de todos.