O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (DE) realizou uma operação para desarticular um grupo responsável por crimes como lavagem de capitais, receptação e adulteração de veículos nos estados do Maranhão e Piauí. A Operação 4×4 teve início em 2020 e resultou em mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais e residências de indivíduos ligados à organização criminosa.
Durante a ação, foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos que podem ajudar a aprofundar as investigações sobre a comercialização de autopeças e sucatas na região de Teresina. A Adolfo 4×4, Adolfo Autopeças e Neném Autopeças foram os principais alvos das buscas ocorridas durante a operação. O DE ressalta que o nome da operação faz referência ao principal investigado, conhecido por uma loja com o mesmo nome.
O Ministério Público do Maranhão ressalta a importância da continuidade das investigações para combater as atividades criminosas relacionadas à receptação e adulteração de veículos. A cooperação com outras instituições como a Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência do MPMA, Instituto de Criminalística de Timon, Polícia Militar do Maranhão e do Piauí e Departamento de Roubos e Furtos de Veículos de Teresina foi essencial para o sucesso da operação.
A atuação do DE visa desmantelar grupos criminosos que atuam na região, prejudicando a segurança e a ordem pública. A receptação e a adulteração de veículos são crimes graves que precisam ser combatidos com rigor pelas autoridades competentes. A Operação 4×4 é mais um passo importante no combate à criminalidade e na proteção dos cidadãos do Maranhão e Piauí.