Operação Átria realiza mais de 16 mil ações de combate a crimes em Goiás

A Operação Átria, força-tarefa de combate a crimes contra a mulher, atendeu mais de 4.024 vítimas e resultou em 668 prisões, sendo 603 em flagrante, entre 27 de fevereiro e 28 de março. Ao todo, foram realizadas 16.945 ações diversas, como conclusão de inquéritos policiais, diligências, apreensões, apuração de denúncias e ações pedagógicas. A iniciativa foi lançada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Durante a operação, foram concluídos 2.594 inquéritos policiais e instaurados outros 1.879. As forças de segurança do Estado também cumpriram 61 mandados de busca e apreensão, 77 de prisão preventiva e 31 de prisão temporária. As autoridades policiais solicitaram ainda 1.252 medidas protetivas de urgência, 146 retiradas de pertences das vítimas e 41 resgates.

Conforme os registros de produtividade, foram realizadas 4.907 visitas e diligências. A força-tarefa apreendeu 10 armas brancas, 32 armas de fogo e 275 munições. Foram lavrados 31 boletins de ocorrência circunstanciados e dois termos circunstanciados de ocorrência (TCOs). As equipes da Operação Átria também realizaram 307 palestras, cursos e orientações pedagógicas.

Ao todo, mais de 733 policiais civis e militares atuaram de forma conjunta na busca de suspeitos de feminicídio, ameaça, lesão corporal, estupro, importunação, perseguição (stalking), descumprimento de medidas protetivas, entre outros crimes.

Canais de denúncia

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo número 180, que atende todo o território nacional, 24 horas por dia. Também é possível realizar denúncias de violência contra a mulher pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), responsável pelo serviço. No site, está disponível o atendimento por chat e com libras. Os números 197, da Polícia Civil, e 190, da Polícia Militar, também atendem ocorrências de violência contra a mulher.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jovem de SP é encontrada em Goiás após fugir para encontrar namorado virtual

Uma jovem de São Paulo foi encontrada nesta terça-feira, 17, em Aparecida de Goiânia após fugir de casa para se encontrar com um namorado virtual que conheceu em um jogo online. Segundo a Polícia Militar de São Paulo, a garota viajou de ônibus de Marília, no interior de São Paulo, no último sábado, 14, e desembarcou no munícipio para encontra o namorado.

Após o desaparecimento, a família da jovem denunciou o caso para a PM de São Paulo e autoridades realizaram buscas pela adolescente no município. A corporação, então, entrou em contato com a polícia de Goiás para auxílio na procura.

Diligências do Comando de Policiamento Regional Metropolitano (CRPM) encontraram a jovem no setor Cidade Vera Cruz. No local, a adolescente conversou com familiares e, ao ser questionada sobre o último contato com a família, contou que se despediu dos parentes e que não planejava retornar o contato por um longo período. “Eu falei que iria ficar um mês sem falar com eles”, afirmou.

A jovem e outros envolvidos no caso foram conduzidos pela Polícia Civil de Goiás até a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depai), onde prestaram depoimentos.

A adolescente será encaminhada de volta para São Paulo e será acompanhada pelo Conselho Tutelar, além de serviços de proteção à infância e juventude.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp