A De realizou novas buscas em Santa Catarina na investigação sobre o Banco Master, onde uma pessoa que estava em um apartamento alvo chegou a jogar uma mala cheia de dinheiro pela janela, durante a terceira fase da Operação Barco de Papel. Essa operação tem como foco crimes contra o sistema financeiro relacionados à gestão de recursos da RioPrevidência, fundo de previdência do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com informações da Polícia Federal, ao chegar para cumprir mandados de busca e apreensão em Balneário Camboriú, um dos ocupantes do apartamento arremessou pela janela uma mala cheia de dinheiro em espécie, que foi recuperada pelas autoridades. Além do dinheiro, foram apreendidos dois veículos de luxo e dois smartphones durante a ação.
Nesta nova etapa, os agentes estão cumprindo mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados nos municípios de Balneário Camboriú e Itapema, em Santa Catarina. As ordens judiciais foram expedidas pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, com base em indícios de obstrução de investigações e ocultação de provas.
Na terça-feira (3), o ex-presidente do Rioprevidência, Deivis Marcon Antunes, foi preso por agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal em Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, após retornar dos Estados Unidos. Ele é suspeito de obstrução de investigações e ocultação de provas, em relação às irregularidades investigadas.
O foco da nova fase da operação é a localização e recuperação de bens, valores e objetos que teriam sido retirados do apartamento do principal alvo da operação, durante a etapa anterior, deflagrada em 23 de janeiro. A Operação Barco de Papel investiga possíveis irregularidades na aquisição de letras financeiras emitidas pelo Banco Master, onde a RioPrevidência teria investido cerca de R$ 970 milhões entre novembro de 2023 e julho de 2024.
As investigações seguem em andamento para apurar responsabilidades e eventuais práticas de crimes contra o sistema financeiro nacional, no contexto da gestão de recursos da RioPrevidência e dos investimentos feitos no Banco Master. A De continua atuando para esclarecer os fatos e garantir a integridade do sistema financeiro e da previdência do Estado do Rio de Janeiro.




