Castro apresenta Operação Barricada Zero; Grande Rio tem quase 14 mil obstáculos mapeados
Em uma 1ª etapa, serão atendidos 11 municípios: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti.
1 de 1 Barricada considerada ‘obra de engenharia’ pelo governo — Foto: Reprodução
Barricada considerada ‘obra de engenharia’ pelo governo — Foto: Reprodução
O governador Cláudio Castro (PL) apresentou nesta segunda-feira (17) a Operação Barricada Zero. Trata-se de uma ação integrada entre as forças de segurança, secretarias e prefeituras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro a fim de remover obstáculos instalados por criminosos para impedir o avanço do estado em comunidades.
Em uma 1ª etapa, serão atendidos 11 municípios: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti
O Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) mapeou 13.604 barreiras somente no Grande Rio. O Sistema de Identificação Georreferenciada das barricadas, desenvolvido pelo ISP, é alimentado com diversas fontes: Disque Denúncia, imagens de drones e helicópteros, registros de ocorrência e relatos policiais.
Os obstáculos vão de lixeiras até “verdadeiras obras de engenharia” instaladas por criminosos.
O estado anunciou a aquisição de 50 “kits-demolição”, com ferramentas de alto desempenho para desobstruir áreas e restabelecer a mobilidade urbana. São rompedores hidráulicos, retroescavadeiras e caminhões-basculantes.
Esta reportagem está em atualização.




