Operação da PF mira organização que traficou armas para o Comando Vermelho
Grupo criminoso enviou 2 mil fuzis de Miami, nos Estados Unidos, para o Rio de Janeiro
A Polícia Federal realiza uma operação contra um esquema de tráfico internacional de armas que abastecia o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (20).
A Operação Cash Courier conta com cerca de 80 policiais federais e 10 policiais civis para o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão na Barra da Tijuca e no Recreio, na zona oeste do Rio.
A ação é um desdobramento da Operação Senhor das Armas, de 2017, quando foram apreendidos 60 fuzis no Aeroporto do Galeão. Após as investigações, a PF descobriu um grupo criminoso responsável pelo envio 2 mil fuzis de Miami, nos Estados Unidos, para o Rio de Janeiro.
No território fluminense, o armamento era distribuído a integrantes da facção criminosa Comando Vermelho. A polícia também identificou o líder da organização que é alvo da operação desta quinta.
O indivíduo utilizava pessoas e empresas para adquirir imóveis e bens para lavar o dinheiro obtido com o tráfico internacional de armas.
Os investigados vão responder pelos crimes de tráfico internacional de armas, organização criminosa, lavagem de capital, evasão de divisas, corrupção ativa e corrupção passiva.
Além das buscas, a Justiça do Rio determinou o sequestro e bloqueio de bens e ativos no valor total de R$ 50 milhões.
A ação desta manhã conta com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), da Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (MJSP).
O nome da operação faz referência a uma das formas empregadas pela organização criminosa para fazer a remessa dos valores destinados e obtidos por meio do tráfico internacional das armas, utilizando integrantes do grupo para movimentar dinheiro em espécie.