Operação Cata Pneus previne Aedes Aegypti, em Goiânia

Mesmo no período mais seco do ano, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue com as ações da Operação Cata Pneus. Nesta quarta-feira (8) , a partir das 8h, agentes de combate às endemias se reunirão na Praça do Trabalhador, no setor Central, para atividades na região. O vento faz parte do cronograma de atividades do segundo semestre de 2018.
Até dezembro as ações devem ocorrer todas as quartas-feiras em diferentes bairros de Goiânia. O intuito da Prefeitura é recolher materiais que podem servir de criadouros para o Aedes aegypti. “Nosso objetivo é combater os focos do mosquito e conscientizar os moradores sobre a importância de evitar que ele encontre locais para procriar”, explica o diretor de Vigilância em Zoonoses da SMS, Gildo de Paula.
Quem tiver pneus inservíveis em casa ou em estabelecimento comercial próximo ao local deve levá-los ao ponto de encontro para que seja feito o descarte adequado pela equipe da Zoonoses. A participação da população é fundamental para reduzir os casos de doenças causadas pelo mosquito, como dengue, zika e chikungunya.
Dados
Estima-se que cerca de quatro mil pneus sejam coletados nesta edição da operação, sendo que, ao longo do primeiro semestre foram recolhidos 83.701 por toda a Capital, sendo eliminados 1.076 focos do mosquito Aedes.
O descarte irregular de materiais como pneus é um problema para a saúde pública por ser tratar de um criadouro em potencial para proliferação do Aedes aegypti. Segundo o Boletim Epidemiológico da SMS, neste ano já foram notificados 24.417 casos de dengue em Goiânia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp