Operação Cerrado Vivo combate incêndio na APA do Encantado

Equipes da força-tarefa da Operação Cerrado Vivo do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás trabalharam no combate às chamas do incêndio de grande proporção que consumiu aproximadamente 57% da Área de Preservação Ambiental (APA) do Encantado, localizada em Baliza. A extinção completa dos focos ocorreu na última segunda-feira 18. Esse é o terceiro incêndio significativo a atingir a APA desde 2017.

OPERAÇÃO CERRADO VIVO

O incêndio foi detectado em 11 de setembro e imediatamente comunicado às autoridades. O Corpo de Bombeiros Militar, em Iporá, mobilizou esforços para conter as chamas, mas as condições desfavoráveis, como baixa umidade do ar, altas temperaturas e ventos fortes, tornaram o combate desafiador.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) enviou a Brigada Aliança da Terra para auxiliar na operação. Os esforços iniciais conseguiram diminuir o avanço das chamas, mas, devido à topografia acidentada da região, foi necessária uma força-tarefa maior.

Em 14 de setembro, uma equipe de especialistas em incêndios florestais do CBMGO se juntou à operação, aumentando o número de pessoas envolvidas no combate para vinte. Além disso, a SEMAD enviou fiscais para orientar a população local a não realizar queimadas controladas nas proximidades da reserva, visando evitar o agravamento da situação.

As equipes permaneceram em alerta para evitar reacendimentos até terça-feira, 19, quando o incêndio na APA do Encantado foi declarado extinto. A prefeitura de Baliza também desempenhou um papel fundamental no apoio ao combate às chamas.

APA DO ENCANTADO

A APA do Encantado enfrenta recorrentes ameaças de incêndios florestais, em parte devido à sua extensa área contínua, terreno acidentado e acesso difícil. A proximidade de assentamentos e propriedades rurais contribui para a entrada de incêndios na reserva, muitas vezes por acidentes.

As causas desse incêndio específico estão sendo investigadas pela SEMAD, e os responsáveis podem enfrentar acusações de crime ambiental de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605/98, que prevê penas de prisão de dois a quatro anos, além de multas, em casos de incêndios intencionais, e de seis meses a um ano, também com multa, em casos não intencionais.

A APA do Encantado, com seus 7.913,97 hectares, abriga mais de setenta cachoeiras e piscinas naturais às margens do Rio Araguaia, além de uma rica biodiversidade vegetal e animal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos