A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 14, a Operação Certame, que apura suspeitas de fraude em um concurso da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), ocorrido em 2018. Cerca de 20 policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara Federal, em Goiânia.
Entre os alvos, estão dois candidatos aprovados para o cargo de analista jurídico, além do coordenador do concurso à época. As investigações tiveram início após denúncia da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG). As equipes do Centro de Seleção da UFG, responsável pelo concurso, suspeitaram de fraude porque “dois candidatos apresentaram respostas perfeitamente idênticas ao gabarito oficial”. As informações são da PF.
Os envolvidos podem responder pelo crime de fraude em certame de interesse público, cuja pena pode chegar a até quatro anos de prisão, além de multa. Em nota, a Saneago, informou que não participou dos processos de seleção e que está “à disposição para prestar toda a colaboração necessária às investigações”. A UFG informou que não vai se manifestar sobre o assunto.