Operação Ciclovia Segura passa a ser diária na orla de Santos, SP; veja o que é
proibido
Ação educativa busca orientar ciclistas e condutores de equipamentos de duas rodas sobre a utilização correta das ciclovias. A operação, antes realizada três vezes por semana, passa a acontecer diariamente.
Operação Ciclovia Segura é intensificada em Santos, SP. Ação e coordenada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e agora acontece diariamente. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) intensificou as ações da Operação Ciclovia Segura em Santos, no litoral de São Paulo. Planejada para ser desenvolvida três vezes por semana, a iniciativa lançada na última semana agora ocorre diariamente na orla da cidade. Nos primeiros dias, cerca de 150 abordagens foram realizadas pelas equipes.
Com caráter exclusivamente educativo, o objetivo da operação é orientar ciclistas e condutores de equipamentos de duas rodas sobre a utilização correta das ciclovias.
Na última segunda-feira (19), os agentes da CET realizaram orientações das 10h às 12h na Fonte do Sapo, no bairro Aparecida, e na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, totalizando 24 abordagens. No período da tarde, outras 25 pessoas foram orientadas no trecho do Novo Quebra-Mar, no bairro José Menino.
ABORDAGEM
A CET busca coibir a circulação de veículos não permitidos nas ciclovias, como ciclomotores. Outro objetivo é alertar pessoas que estejam utilizando indevidamente a faixa para caminhar ou se exercitar. Essas atividades devem ser realizadas na calçada dos jardins ou na faixa de areia, segundo o município.
A iniciativa também busca melhorar a segurança e a organização do tráfego nas ciclovias da cidade, especialmente nos trechos da orla entre a Ponta da Praia e o José Menino.
Durante as abordagens, os agentes entregaram folhetos informativos e reforçaram as orientações e regras para circulação nas ciclovias, como velocidade permitida, forma segura de transitar e equipamentos de segurança obrigatórios ou recomendados, de acordo com o tipo de veículo. Para todos os veículos é recomendado o uso de capacetes.
O QUE PODE CIRCULAR NA CICLOVIA?
– Bicicletas tradicionais;
– Bicicletas elétricas com motor auxiliar, com velocidade de até 25 km/h;
– Patinetes e similares, com velocidade de até 20 km/h.
Para esses casos alguns requisitos são obrigatórios:
– Potência máxima de 1.000W;
– Limitador de velocidade;
– Campainha sonora;
– Luzes dianteiras e traseiras;
– Pneus em bom estado de conservação;
– Somente um passageiro adicional, desde que o veículo tenha assento adequado de fábrica.
O QUE NÃO PODE NA CICLOVIA?
– Ciclomotores;
– Transportar cargas ou animais;
– Estacionar em local proibido;
– Fazer manobras perigosas;
– Trânsito de pedestres.