Operação Conexão Clandestina: PF combate contrabando de eletrônicos no Ceará e em Pernambuco

operacao-conexao-clandestina3A-pf-combate-contrabando-de-eletronicos-no-ceara-e-em-pernambuco

A Polícia Federal está realizando uma operação de combate ao contrabando de eletrônicos estrangeiros no Ceará e em Pernambuco. Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos contra 17 pessoas e empresas nas cidades dos dois estados. O grupo é suspeito de vender aparelhos eletrônicos de maneira clandestina, além de criar um esquema de lavagem de dinheiro na região do Cariri, no Ceará.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal e têm como alvo 11 endereços de pessoas físicas e seis pessoas jurídicas. A operação, denominada Conexão Clandestina, conta com o apoio da Divisão de Vigilância e Repressão ao contrabando e descaminho da Receita Federal do Brasil. Os locais onde os mandados estão sendo cumpridos incluem diversas cidades como Juazeiro do Norte (CE), Crato (CE), Barbalha (CE), Iguatu (CE) e Caruaru (PE).

A associação criminosa é acusada de vender aparelhos eletrônicos de origem estrangeira que entram no Brasil de forma ilegal. O grupo age de forma a ocultar a entrada dos produtos dos órgãos de fiscalização. As investigações tiveram início após um dos alvos da operação ser flagrado com 136 celulares e outros eletrônicos sem documentação no aeroporto de Juazeiro do Norte.

Além de não pagar tributos, alguns dos vendedores também falsificavam produtos, replicavam marcas de fabricantes e prestavam consultoria sobre a compra e venda de aparelhos clandestinos. A delegada Isis Pereira ressaltou a importância de apreender os objetos ilícitos, bem como desvendar a ocultação patrimonial praticada pela associação criminosa.

Os crimes em apuração incluem associação criminosa, descaminho em continuidade delitiva, lavagem de dinheiro, crime contra a Lei de Marcas e sonegação fiscal. O valor total do dano causado e a origem dos produtos não foram divulgados até o momento. A operação segue em andamento, e novas informações podem surgir conforme as investigações avançam.

MAIS LIDAS
PC de Oliveira analisa expulsão de Evertton Araújo em Corinthians
Imagens mostram estátua de Betinho sendo vandalizada na Enseada de
Tiroteio assusta passageiros em ponto de ônibus em SP. Confronto
Aposta de Jundiaí (SP) divide prêmio de R$ 2,2 milhões
Os filhos de famosos brilham no Lollapalooza 2026 com estilo
Julgamento do caso Henry Borel começa no Rio de Janeiro.