Operação contra crimes de advogados e organizações criminosas em SC: Gaeco investiga conexões ilícitas.

Advogados são investigados em operação contra crimes envolvendo organizações criminosas de Santa Catarina. A ação tem como objetivo apurar crimes previstos na Lei de Organizações Criminosas praticados por advogados e por detentos ligados a facções criminosas que estão reclusos no sistema prisional do estado. As investigações tiveram início em 2021 e, desde então, vêm revelando conexões e ações ilícitas entre profissionais do direito e criminosos.

Três advogados que atuam em Joinville, no Norte de Santa Catarina, e outras oito pessoas estão sendo alvos de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A quinta fase da operação “Sob Encomenda” desencadeou 13 mandados de busca e apreensão, como parte dos esforços para desmantelar essas organizações criminosas que contam com a participação de advogados e detentos.

Além dos advogados e demais suspeitos que estão em liberdade, a operação também está direcionada para detentos da Penitenciária Industrial e Presídio Regional de Joinville, bem como do Presídio de São Francisco do Sul, ambos localizados na região Norte do estado. A ação conta com a coordenação da 13ª Promotoria de Justiça de Joinville e com o apoio do Departamento de Polícia Penal da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina.

Essa operação é um desdobramento da Operação “Sob Encomenda I”, iniciada em agosto de 2021, que tinha como alvo advogados e agentes públicos suspeitos de envolvimento em tráfico de drogas e facilitação da entrada de celulares em unidades prisionais. Em fases posteriores, a investigação passou a focar na relação de “sintonia” entre advogados e faccionados internos do Sistema Prisional, indicando cumplicidade entre os profissionais do direito e criminosos.

A atuação dos advogados nesse cenário de investigação evidencia a necessidade de combater qualquer tipo de associação criminosa que busque se aproveitar do sistema jurídico para fins ilícitos. A garantia da integridade e da ética na advocacia é fundamental para a manutenção do Estado de Direito e para a preservação da segurança da sociedade. A operação em curso sinaliza o compromisso das autoridades em coibir práticas ilegais e proteger a ordem pública.

O desenrolar desta operação em Santa Catarina reforça a importância da atuação conjunta entre instituições públicas e órgãos de segurança para enfrentar o crime organizado em todas as suas formas. A transparência e o rigor na apuração de condutas irregulares contribuem para fortalecer as bases do sistema de justiça e para manter a confiança da população nas instituições responsáveis pela aplicação da lei. A expectativa é de que a operação resulte na responsabilização dos envolvidos e na desarticulação das organizações criminosas que operam no estado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ações solidárias garantem almoço especial de Natal para vulneráveis em Londrina e Curitiba

Ações solidárias garantem almoço de Natal para pessoas em vulnerabilidade no Paraná: ‘Que Deus multiplique’

Londrina e Curitiba foram algumas cidades do estado que tiveram ações sociais nesta terça-feira (25).

Cardápio em Londrina teve churrasco e panetone. — Foto: Reprodução – RPC

Nesta quarta-feira (25), dia de Natal, ações solidárias pelo Paraná garantiram almoços especiais para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

Em Londrina [https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/cidade/londrina/], no norte do estado mais de 400 pessoas tiveram a oportunidade de celebrar a data com uma boa refeição.

O almoço e o serviço do salão foram feitos por aproximadamente 40 voluntários da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e do grupo Fraterna Ajuda Cristã. Os itens, em sua maioria, foram adquiridos por meio de doações. Esta é a 45ª edição do evento.

Para alimentar tantas pessoas, foram necessários 110 quilos de carne de boi e 1.100 pedaços de frango. O cardápio, além de churrasco, também conta com macarronada, arroz, maionese, farofa e refrigerante. Sem deixar a sobremesa de fora, também são oferecidos sorvetes e panetones.

Em entrevista à RPC, Ester Lourenço contou que estava feliz por estar almoçando no local. Ela foi até o salão paroquial com a filha e dois netos. Ela explicou que, se não fosse a ação solidária, tentaria cozinhar macarrão para o dia. “Quem doou isso aqui [alimentos], que Deus multiplique”, disse emocionada.

Almoço foi preparado para atender mais de 400 pessoas. — Foto: Kathulin Tanan – RPC

Um veículo de voluntários andou pela cidade convidando para o evento e oferecendo carona.

Crianças que foram ao local também receberam brinquedos arrecadados pela campanha de Natal da RPC, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Almoço solidário de natal reúne 400 pessoas em Londrina

Leia também:

*Coxinhas ‘explosivas’ no Paraná: Veja dicas de como evitar incidentes
*Fatalidade: Idosos morrem em acidente entre carro e ônibus em trevo da BR-277, no Paraná
*VÍDEO: Carro passa reto por rotatória, derruba placa de trânsito e atinge e arrasta outros veículos

Mais solidariedade pelo estado

Em Curitiba, na Praça Generoso Marques, 800 marmitas foram distribuídas por 120 voluntários do projeto Mãos Invisíveis.

O cardápio teve arroz, salpicão, chester e farofa temperada.

O “Natal na rua”, como é chamado o evento, existe há sete anos. Veja mais detalhes do preparativo na reportagem abaixo.

Projeto promove almoço de Natal em Curitiba

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS NO DE

50 vídeos

Leia mais notícias em DE DE

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp