Os traficantes alvos da operação da Polícia Federal (DE) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) escondiam drogas no meio de carnes em caminhões de frigorífico e enviavam para outros estados. A operação ocorre nesta quarta-feira (21) na região de São José do Rio Preto (SP).
Ao todo são cumpridos 40 mandados de busca e apreensão, 17 de prisão preventiva, 16 de prisão temporária, além de 54 de bloqueio de bens e valores dos investigados. Entre os alvos estão comerciantes, empresários e construtores de imóveis.
Até às 14h desta quarta-feira (21), conforme a polícia, 29 pessoas foram presas na operação. Há ainda quatro foragidos. Segundo apurado pela TV TEM, dois suspeitos ligados a uma facção criminosa morreram durante a abordagem no bairro Solo Sagrado, em Rio Preto.
Durante a investigação, que começou em fevereiro de 2024, a PF identificou uma organização criminosa que atua no tráfico interestadual de drogas. Conforme a polícia, nos últimos quatro anos, o grupo movimentou aproximadamente R$ 400 milhões. A operação busca prender os chefes do esquema.
A Polícia Militar também participa da operação, que é realizada por 200 policiais federais, 100 policiais militares, além de integrantes do Gaeco. Os mandados são cumpridos nas cidades: São José do Rio Preto, Mirassol, Tanabi e Ipiguá, no estado de SP, e Pontes e Lacerda (MT).
Essa ação visa desmantelar uma quadrilha de traficantes que movimentou cifras milionárias nos últimos anos. Os envolvidos se valiam de estratégias criminosas para esconder as drogas, colocando-as junto à carga de alimentos transportada nos caminhões frigoríficos.
É importante destacar a relevância do trabalho conjunto entre as forças policiais para combater o crime organizado, especialmente o tráfico de drogas. A investigação continua em andamento, visando não apenas prender os responsáveis, mas também desestruturar toda a estrutura criminosa por trás desse esquema ilícito.