Operação desarticula grupo sonegador

Empresários em Campinas teriam sonegado R$ 08 milhões

A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Ordem Tributária (DOT) realizou na manhã de hoje (29) a Operação Terra Prometida, em conjunto com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Polícia Militar.

As investigações foram realizadas pelo delegado Charles Lobo Júnior e pelos policiais civis Anderson Lopes, Otávio Marcos e Fabiana Medeiros. A operação contou com 70 policiais, com objetivo de cumprir 14 mandados de busca e apreensão em diversos estabelecimentos do ramo de secos e molhados.

As diligências miram um grupo empresarial composto por empresas mantidas por um mesmo núcleo familiar. O Grupo Canaã é alvo de denúncias pelo crime de sonegação fiscal e falsidade ideológica. A polícia aponta que existe discordância entre a movimentação de vendas e os tributos que eram recolhidos pela receita estadual.

Diligências

Os investigadores visitaram 12 estabelecimentos que atuam no segmento de bebidas no Setor Campinas. Desde 2009, a Sefaz chegou a autuar o grupo mais de 40 vezes por sonegação fiscal. A estimativa é de que o núcleo gerenciador das empresas tenha deixado de pagar em tributos, um montante de R$ 08 milhões.

Entre as irregularidades identificadas, foi constatada a compra de vale-refeição e ticket alimentação, sendo que no local foram encontrados cartões de clientes. O Delegado Regional de Fiscalização de Goiânia, Fernando Bittencourt, afirma que as empresas adquiriam o benefício com desconto de 10 a 15%, o que pode ser configurado como lavagem de dinheiro.

Imagem: Denis Marlon/Sefaz

 

Gustavo Motta

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem furta medicamento hospitalar e tentar furtar ambulância do Samu em Jataí

Na tarde deste último domingo, 13, a  Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 37 anos suspeito de furtar medicamentos utilizados no tratamento da dor em um hospital de Jataí, no Sudoeste goiano. Após isso, o homem teria tentado furtar uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em outra unidade hospitalar da região.

Conforme informações da PM, a corporação foi acionada para atuar em ocorrência de furto que teria acontecido no Hospital Padre Tiago, no setor Central, em Jataí. De acordo com uma assistente social da unidade, que teria acionado a polícia, por volta das 5h de domingo, o homem entrou na enfermaria da unidade e furtado vários analgésicos opióides, tipo de medicamento usado para alívio da dor.

Aos policiais, a assistente social informou que viu o homem saindo da enfermaria com os medicamentos e, comprovou o furto ao verificar o sistema de monitoramento.

A PM deu início às diligências, porém aproximando das 14h30 do mesmo dia, foi novamente acionada, dessa vez para atuar numa ocorrência de tentativa de furto de uma ambulância do Samu no Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho, também em Jataí. Ao chegar no local indicado, o suspeito já havia sido contido por um soldado do Corpo de Bombeiros que estava em serviço no local, foi preciso luta corporal para conter o homem. 

Depois de verificação, os policiais constataram que era mesma pessoa responsavel pelos dois furtos.  Questionado sobre os crimes, o suspeito alegou que era viciado no uso de opióides.

O homem foi encaminhado à delegacia, onde foi ouvido. Ele ficou à disposição do Poder Judiciário.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp