Press "Enter" to skip to content

Operação desarticula grupo suspeito de manter empresas que falsificavam agrotóxicos

Última atualização 07/04/2022 | 11:21

Acontece na manhã desta quinta-feira (7), a Operação Faixa Vermelha, com objetivo de desarticular grupo que tem diversas empresas para produzir e vender agrotóxicos falsificados. Estão sendo cumpridos seis mandados de prisão preventiva, 34 de busca e apreensão nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Guapó, Novo Gama e ainda em Palmas (TO).

Segundo a investigação, o grupo tem diversas empresas que foram criadas para fazer todos os passos da cadeia produtiva de um agrotóxico: desde compra de insumos, fabricação, armazenamento, transporte e comercialização. As vendas são feitas sem emissão de nota fiscal, de forma que as empresas não pagavam impostos. Dados iniciais da investigação mostram que, em apenas uma destas diversas empresas, o grupo teve R$ 114 milhões em comercializações suspeitas, desde 2018.

A Operação, que deve ir até o início da tarde desta quinta-feira (7), é deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e pela Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) do Ministério Público de Goiás (MP-GO). As polícias civil e militar apoiam a operação, que reúne 26 promotores de Justiça, 89 servidores, três delegados de polícia, oito agentes, 88 policiais militares, sete servidores da Secretaria de Economia e quatro peritos da Polícia Técnico-Científica.