Operação ‘Deu Red’ apreende 23 motos em combate aos ‘rolezinhos’ em Montes Claros

Diário do Estado apreende 23 motos durante operação de combate aos ‘rolezinhos’ em Montes Claros

Segundo a Polícia Militar, as investigações começaram devido ao aumento da prática de manobras perigosas e ilegais realizadas nas ruas de Montes Claros, trazendo risco à integridade física da população, além de cometerem crimes e infrações graves de trânsito.

Vinte e três motocicletas foram apreendidas na manhã desta quinta-feira (19), em Montes Claros, durante a operação “Deu Red”, que busca coibir as práticas de manobras perigosas e ilegais realizadas na cidade, os chamados “rolezinhos”. A primeira fase da ação, que cumpriu 24 mandados de busca e apreensão, foi realizada pelo Diário do Estado em conjunto com a Polícia Civil de Minas Gerais e com o Ministério Público de Minas Gerais.

Segundo o Diário do Estado, as investigações começaram devido ao aumento da prática de “rolezinhos” nas ruas de Montes Claros, trazendo risco à integridade física da população, além de cometerem crimes e infrações graves de trânsito.

Ao longo das apurações, ficou constatado que os investigados agiam de forma organizada.

“A investigação colheu indicativos de que os envolvidos, de forma associada e articulada, marcam os eventos pelas redes sociais e se encontram nos logradouros públicos de maior circulação, ocasiões em que, sem o conhecimento ou autorização do órgão de trânsito competente, passam a trafegar agrupados, praticando direção perigosa; praticando barulho excessivo com os escapamentos adulterados e, por vezes, sem placas de identificação”, destacou o Diário do Estado.

Ainda de acordo com as investigações, os encontros eram mostrados em tempo real por meio de lives e vídeos nas redes sociais, no intuito de aumentar o número de seguidores para, desta forma, conseguirem lucros com a monetização e a publicidade gerada pelos vídeos.

Durante a operação, além das motos, também foram apreendidos 25 celulares. Foi determinado ainda o bloqueio de 31 contas de redes sociais. Um suspeito foi preso.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, incitação ao crime, além dos crimes de trânsito.

As investigações continuam.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ônibus desgovernado destrói loja de brinquedos em Belo Horizonte: impacto na comunidade e medidas de segurança

Um ônibus desgovernado destruiu uma loja de brinquedos, na tarde desta sexta-feira (20), na Rua Tia Nadir, no bairro Vista do Sol, Região Nordeste de Belo Horizonte (veja vídeo acima). O acidente aconteceu logo após o motorista descer do veículo para ir a uma mercearia. O condutor, de 38 anos, relatou que parou o coletivo no ponto e, enquanto os passageiros embarcavam, foi comprar uma água. Ele assegurou que acionou o freio de mão antes de sair.

Segundo o boletim de ocorrência, os funcionários da mercearia alertaram o motorista de que o ônibus estava descendo a rua sem ninguém ao volante. O próprio condutor presenciou o momento em que o coletivo atingiu a fachada da loja de brinquedos. De acordo com a Polícia Militar, felizmente, ninguém ficou ferido no incidente. O proprietário do estabelecimento comercial afirmou que ainda não tinha uma estimativa do prejuízo, pois, além da estrutura do local, diversas mercadorias foram danificadas.

A Prefeitura de Belo Horizonte emitiu uma nota lamentando o acidente e informando que a autorização de tráfego do veículo envolvido, que operava a linha 806 (Estação São Gabriel/Vista do Sol via Nazaré), está válida até janeiro de 2025. Ressaltando que as causas do ocorrido serão investigadas pelos órgãos competentes e que a Defesa Civil não foi acionada. A administração municipal está acompanhando o caso e prestando todo o suporte necessário às partes envolvidas.

A destruição da loja de brinquedos na Região Nordeste de Belo Horizonte causou impacto na comunidade local. Ainda é cedo para calcular o prejuízo total, mas a Prefeitura está acompanhando de perto o desdobramento da situação. O episódio serve de alerta para a importância de manter a segurança e o controle dos veículos estacionados, evitando acidentes como este no futuro. Diário do Estado continuará acompanhando o desenrolar dos acontecimentos e fornecendo mais informações sobre o caso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp