Operação em Araçatuba desmantela tráfico de ‘drogas gourmet’ – Polícia prende suspeitos e apreende drogas de alta pureza

Dois homens foram presos em uma operação de combate ao tráfico de ‘drogas gourmet’ em Araçatuba, no interior de São Paulo. Os investigadores cumpriram mandados de busca em dois endereços da cidade, onde encontraram porções de drogas com alto teor de pureza e poder entorpecente. As apreensões foram realizadas nesta quarta-feira (27).

As porções de derivados de maconha, os celulares, a balança e a faca foram apreendidos pela Polícia em Araçatuba. Dois suspeitos foram presos durante a ação, conforme divulgado pela Polícia Civil. Os indivíduos estão sob custódia e respondem pelo crime de tráfico de drogas.

A estratégia da operação é combater a comercialização e a circulação de entorpecentes considerados “gourmet”, ou seja, com alta pureza e potencial alucinógeno. As prisões realizadas em Araçatuba foram resultado de investigações conduzidas pela Polícia Civil da cidade e também de Votuporanga, município vizinho.

De acordo com a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), os suspeitos enviavam a droga para Votuporanga. As autoridades identificaram dois homens, de 28 e 26 anos, ambos residentes em Araçatuba, como responsáveis pelo envio. Os suspeitos passaram a ser monitorados pelas equipes policiais.

Os investigadores, munidos de mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça de Votuporanga, dirigiram-se aos endereços dos suspeitos em Araçatuba. Lá, foram encontradas e apreendidas sete porções de “dry ice” e uma porção de “flor colombiana”, ambos derivados da maconha, além de uma balança digital, faca e três telefones celulares.

Os dois homens foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e permanecem detidos até a conclusão das investigações. Para saber mais sobre essa operação e outras notícias da região, acesse o site de notícias DE Rio Preto e Araçatuba. O combate ao tráfico de drogas é uma prioridade das autoridades locais, visando garantir a segurança e o bem-estar da população.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Fábrica de Cultura: Inscrições abertas para cursos gratuitos no litoral de SP

A Fábrica de Cultura abre vagas para cursos no litoral de São Paulo; confira

Inscrições devem ser feitas a partir desta terça-feira (7). Atividades contemplam o público infantil, juvenil, adulto e idoso.

As unidades da Fábrica de Cultura em Santos e Iguape, no litoral de São Paulo, abriram inscrições para cursos gratuitos do 1º semestre de 2025. Os cadastros devem ser feitos a partir desta terça-feira (7). As atividades contemplam o público infantil, juvenil, adulto e idoso.

Os interessados podem participar dos ateliês de criação, que duram um semestre e acontecem duas vezes por semana, e das trilhas de produção, que têm duração de dois a quatro meses e ocorrem uma vez por semana.

A iniciativa é do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (Sceic-SP), gerenciada pelas Organizações Sociais Poiesis e Catavento Cultural e Educacional.

As aulas começam a partir do dia 4 de fevereiro em todas as unidades da Fábrica de Cultura e todos os cursos disponíveis estão disponíveis no site.

SANTOS

Em Santos, na Baixada Santista, há atividades para pessoas a partir dos oito anos, nos períodos da manhã, tarde e noite, na Praça dos Andradas, s/n, no Centro.

Os cursos disponíveis são: violão, violino, viola, canto, coral, percussão, criação de games, robótica, foto e vídeo, informática, drones, forró, jazz contemporâneo, dança contemporânea, balé, street dance, laboratório de criação (Maker), artesanato digital, circo, teatro e capoeira

Os interessados em participar devem realizar uma pré-inscrição online até o dia 12 de janeiro. Após o período, os selecionados serão convocados para fazerem a matrícula na unidade e devem apresentar RG e comprovante de residência.

Menores de idade precisam apresentar o documento de um responsável. Estudantes só podem se inscrever nos cursos em contraturno escolar.

IGUAPE

Já em Iguape, no Vale do Ribeira, os cursos estão disponíveis para pessoas a partir dos seis anos, também em três turnos.

Há vagas para as seguintes atividades: técnica de papietagem – com foco em esculturas, máscaras e decoração, percussão com investigação sonora de vários ritmos, capoeira, escrita de contos de terror, circo, artes visuais, games e audiovisual.

Os interessados precisam se inscrever presencialmente na Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, no Centro Histórico. É necessário levar RG e comprovante de residência, de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 17h.

Menores de idade precisam apresentar o documento de um responsável. Estudantes só podem se inscrever nos cursos em contraturno escolar.

Os materiais necessários para as aulas são oferecidos pelo programa. Os interessados podem se inscrever até 45 dias depois do início das aulas ou até o preenchimento das turmas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp