R$ 35 milhões de prejuízo: PF realiza apreensões no MA em operação contra fraudes bancárias na Europa
Investigações apontam que um grupo vendia dados bancários e pessoais de vítimas na Espanha e Portugal.
A Polícia Federal investiga fraudes em contas bancárias na Europa realizada dentro do Brasil. Na manhã desta quarta-feira (17/9), a Polícia Federal realizou a ‘Operação Eurocyber’ para aprofundar as investigações sobre uma suposta organização criminosa internacional que estaria fraudando contas bancárias na Europa.
No Brasil, cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão, nos municípios de Imperatriz e Sítio Novo, sendo apreendidos dispositivos eletrônicos, mídias, computadores, hardwallets, dinheiro e documentos em posse dos investigados, que não tiveram o nome informado.
Como funciona o esquema: segundo a polícia, o principal alvo das investigações foi responsável pelo desenvolvimento das ferramentas de fraude, como páginas falsas, e vendia dados bancários e pessoais sensíveis das vítimas. Em troca, recebia pagamentos por meio de contas bancárias e criptoativos.
A polícia não deu detalhes sobre a quantidade de vítimas, mas estima o prejuízo de mais de 7 milhões de euros, valor equivalente a mais de R$ 35 milhões, em contas bancárias em Portugal e na Espanha. A ação é um desdobramento da Operação Eurogolpes e teve início a partir de cooperação policial com autoridades europeias. Segundo a PF, os investigados podem responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e estelionato eletrônico.