Operação Fundo Fake investiga fraudes em Goiás e mais quatro estados

Na manhã desta quarta-feira, 15, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Fundo Fake, que busca o cumprimento de 71 mandados de busca e apreensão em Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rondônia. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Porto Velho (RO) com o objetivo de combater fraudes em 61 fundos de previdências municipais.

A investigação apontou indícios de uma organização criminosa que atuava para lesar os cofres dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) municipais. O grupo teria dado um prejuízo de cerca de R$ 500 milhões. O valor foi bloqueado pela Justiça Federal.

A Polícia Federal vai ouvir os investigados e indiciá-los, de acordo com a participação de cada um, por crimes contra o sistema financeiro nacional, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos