Operação Garra/Dope prende quadrilha do “chupa-cabra” em SP: cinco suspeitos detidos e central 0800 desmantelada

operacao-garra2Fdope-prende-quadrilha-do-22chupa-cabra22-em-sp3A-cinco-suspeitos-detidos-e-central-0800-desmantelada

A Polícia Civil, por meio de uma operação conjunta do Garra/Dope, prendeu cinco suspeitos acusados de aplicar o golpe conhecido como “chupa-cabra” em idosos na Zona Leste de São Paulo. A quadrilha atuava em várias cidades do estado, instalando dispositivos em caixas eletrônicos para roubar os idosos. Além disso, os criminosos criaram uma central 0800 para dar continuidade aos crimes.

A ação policial resultou na prisão dos envolvidos, que eram especializados em fraudar caixas eletrônicos de correntistas idosos. Segundo as investigações, o grupo instalava um dispositivo, chamado de “chupa-cabra”, nos terminais bancários para reter os cartões dos clientes. Posteriormente, os criminosos abordavam as vítimas sob o pretexto de ajudá-las e as induziam a ligar para um número falso de atendimento bancário.

Durante a ligação, os golpistas se passavam por atendentes e solicitavam dados pessoais e senhas das vítimas. Com essas informações em mãos, realizavam saques e transferências indevidas. A quadrilha agia principalmente entre sexta-feira e domingo, dias em que conseguiam realizar os golpes com mais facilidade.

A investigação sobre o esquema criminoso teve início há aproximadamente um ano e contou com o apoio de diferentes divisões policiais. A operação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão, com o objetivo de desmantelar a quadrilha e responsabilizar todos os envolvidos.

A complexidade e organização da estrutura criminosa chamaram a atenção das autoridades, que enfatizaram a importância da operação para coibir novos golpes e proteger a população. Nomeando a ação como “chupa-cabra” em referência ao dispositivo fraudulento utilizado pelos criminosos, a polícia ressaltou a necessidade de combater atividades criminosas sofisticadas que prejudicam diversas vítimas em todo o estado de São Paulo. A operação também buscou identificar outros membros do grupo criminoso para reforçar a responsabilização dos envolvidos.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp