Operação Inaequo: PC cumpre mandados contra investigados por golpe em idosos

A Polícia Civil, por meio do Grupo de Repressão e Estelionatos e Outras Fraudes, deflagrou na manhã desta terça-feira (31), a Operação Inaequo. São cumpridos 31 mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa que pratica o crime de ”Golpe do Número Novo” contra idosos.

Os suspeitos são investigado há mais de seis meses, tendo a operação reunido três casos de vítimas idosas em três estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Neste caso, os suspeitos se passam como filhos das vítimas, via aplicativo de mensagens, e as pedem um depósito urgente em contas indicadas por eles. Os criminoso alcançaram a quantia expressiva de R$ 650.000,00.

Além dos criminoso, os mandados também são cumpridos contra segundo escalão do esquema – aqueles que utilizam estabelecimentos comerciais para emprestarem aparência lícita ao dinheiro, produto do crime. Os responsáveis poderão responder pelos delitos de estelionato mediante fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O nome da operação significa ”nível acima”, em latim, e se diz a respeito da intenção da Polícia Civil em verticalizar as ações, atingindo todas as camadas das associações criminosas voltadas à práticas de golpes, alcançando todos os envolvidos no esquema e bloqueando o patrimônio dos envolvidos.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp