Press "Enter" to skip to content

Operação Inaequo: PC cumpre mandados contra investigados por golpe em idosos

A Polícia Civil, por meio do Grupo de Repressão e Estelionatos e Outras Fraudes, deflagrou na manhã desta terça-feira (31), a Operação Inaequo. São cumpridos 31 mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa que pratica o crime de ”Golpe do Número Novo” contra idosos.

Os suspeitos são investigado há mais de seis meses, tendo a operação reunido três casos de vítimas idosas em três estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Neste caso, os suspeitos se passam como filhos das vítimas, via aplicativo de mensagens, e as pedem um depósito urgente em contas indicadas por eles. Os criminoso alcançaram a quantia expressiva de R$ 650.000,00.

Além dos criminoso, os mandados também são cumpridos contra segundo escalão do esquema – aqueles que utilizam estabelecimentos comerciais para emprestarem aparência lícita ao dinheiro, produto do crime. Os responsáveis poderão responder pelos delitos de estelionato mediante fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O nome da operação significa ”nível acima”, em latim, e se diz a respeito da intenção da Polícia Civil em verticalizar as ações, atingindo todas as camadas das associações criminosas voltadas à práticas de golpes, alcançando todos os envolvidos no esquema e bloqueando o patrimônio dos envolvidos.