Operação Infância Perdida: Cinco irmãs resgatadas em Manaus após abusos sexuais

Cinco irmãs foram resgatadas em Manaus após serem vítimas de abusos sexuais, em um caso chocante que chocou a população. O resgate ocorreu durante a ‘Operação Infância Perdida’, realizada pela Polícia Civil do Amazonas na manhã de segunda-feira (6). As crianças, com idades entre 2 e 14 anos, estavam sofrendo os abusos, que tinham o consentimento da mãe, que foi presa durante a ação policial. O padrasto das crianças, que tem 50 anos, é o principal suspeito dos crimes e está foragido, despertando a indignação e revolta da sociedade.

Segundo a delegada titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Juliana Tuma, a polícia foi acionada após uma denúncia feita por familiares que acolheram uma das vítimas, de 12 anos. A jovem relatou os abusos sofridos e foi então solicitada uma medida protetiva para todas as crianças envolvidas, visando sua segurança e bem-estar. O Ministério Público representou pela prisão preventiva do casal responsável pelas agressões, medida que foi deferida pela Justiça.

Com o objetivo de cumprir os mandados de prisão e resgatar as crianças do ambiente de agressão e vulnerabilidade, foi desencadeada a ‘Operação Infância Perdida’. As vítimas, além dos abusos sexuais, relataram também terem sofrido agressões físicas, tornando a situação ainda mais grave e lamentável. O casal responsável pelos crimes deverá responder pelo crime de estupro de vulnerável, com a mulher passando por audiência de custódia e ficando à disposição do Poder Judiciário para as devidas providências legais.

O caso das cinco irmãs resgatadas em Manaus evidencia a importância da atuação das autoridades e da comunidade no combate aos abusos sexuais, principalmente quando ocorrem dentro do círculo familiar. É fundamental denunciar qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes, garantindo que sejam protegidos e tenham seus direitos preservados. A sociedade deve estar atenta e unida no enfrentamento desse tipo de crime, visando a proteção e o bem-estar das futuras gerações.

Além do caso das cinco irmãs em Manaus, outro episódio lamentável foi registrado em Coari, no interior do Amazonas, onde um padre foi preso sob suspeita de pedofilia. Esses casos reforçam a necessidade de políticas públicas eficazes de combate e prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como da educação e conscientização da sociedade para que denúncias sejam feitas e medidas sejam tomadas para garantir a segurança e a integridade das vítimas. Agir em conjunto é fundamental para combater esses atos abomináveis e garantir um ambiente saudável e seguro para as crianças e jovens.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Carretas da Saúde na Zona Norte de Manaus realizam 4,2 mil exames

Carretas da Saúde realizam 4,2 mil exames na Zona Norte de Manaus a partir de segunda-feira

Atendimentos vão acontecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) inicia, na próxima segunda-feira (13), o atendimento das Carretas da Saúde e de Tomografia na Zona Norte de Manaus.

As unidades móveis ficarão estacionadas no estacionamento da Maternidade Azilda Marreiro, na Avenida Sumaúma, bairro Monte das Oliveiras, e realizarão até 4,2 mil exames, incluindo ultrassonografias, mamografias e tomografias.

SERVIÇOS OFERECIDOS:

– Ultrassonografia: Exames de abdômen total, abdômen superior, tireoide, mama, próstata (via abdominal), aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica.
– Mamografia
– Tomografia: Exames de tórax, abdômen, crânio, pelve, extremidades e colunas cervicais, torácicas e lombossacrais.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

– Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
– Atendimento por ordem de chegada

PERÍODO DE ATENDIMENTO NA ZONA NORTE:

– De 13 de janeiro a 7 de fevereiro

ATENDIMENTO NO INTERIOR:

– Iranduba: Até 31 de janeiro
– Manacapuru e Novo Airão: A partir de fevereiro

Com as Carretas da Saúde, a SES-AM visa facilitar o acesso da população a exames de imagem de alta complexidade, oferecendo mais comodidade e rapidez no diagnóstico para os moradores de Manaus e do interior.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp