Press "Enter" to skip to content

Operação investiga grupo suspeito de produzir pesquisas eleitorais fraudulentas

Na manhã desta quinta-feira, 5, o Ministério Público Eleitoral (MPE) deflagrou a Operação Leão de Neméia, com o objetivo de desarticular um grupo suspeito de produzir e divulgar pesquisas eleitorais fraudulentas em todo o estado de Goiás. As investigações mostram que a empresa IPOP-Cidades & Negócios produziu e divulgou 349 pesquisas suspeitas em 191 dos 246 municípios goianos desde fevereiro deste ano.

Segundo o MPE, o instituto de pesquisa produzia pesquisas que não refletem as intenções de voto dos eleitores e manipulava dados em favor de candidatos. Dessa maneira, o grupo desobedecia requisitos exigidos na legislação eleitoral.

Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos na sede da empresa e nas residências do proprietário Márcio Rogério Pereira Gomes, e da estatística Karen Cristina Alves Pessoa, em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Eles são suspeitos de crime de pesquisa eleitoral fraudulenta, com pena de 6 meses a um ano, além de serem responsabilizados pela fraude eleitoral. O investigado Márcio Rogério já responde a dezenas de processos cíveis e criminais na Justiça Eleitoral paulista, segundo o MP.