Press "Enter" to skip to content

Operação Lesa Pátria: PF cumpre três mandados de busca e apreensão em Goiás

Última atualização 27/09/2023 | 09:48

A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quarta-feira, 27, três mandados de prisão e outros dez de busca e apreensão na 17ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga acusados de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro. Os mandatos são cumpridos nos estado de Goiás, São Paulo, Paraná, Distrito Federal e de Minas Gerais.

Em Goiás, são cumpridos três mandado de busca e apreensão contra Danilo Silva e Lima, Osmar Pacheco da Silva e Wanderley Zeferino da Silva, todos moradores na cidade de Inhumas, região central de Goiás. Eles são acusados de terem agido em conjunto com um quarto investigado da mesma cidade, mas ainda não tinham sido alvo das operações até aqui.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. ”, informou a PF.

Entre os alvos está Aildo Francisco Lima, preso em São Paulo. Ele é acusado de participar da invasão ao Supremo Tribunal Federal (STF) e fazer uma live enquanto estava sentado na cadeira do ministro Alexandre de Moraes. Outro mandado de prisão também é cumprido em São Paulo contra uma acusada de invadir o Congresso Nacional.

Na fase anterior da operação, a PF cumpriu 53 mandados de busca e apreensão em sete estados brasileiros. Os alvos eram acusados de financiarem meios de transporte para os que os golpistas fosse à Brasília e invadissem os prédios públicos. Na ocasião, bens dos investigados foram bloqueados para reparação dos danos causados, que podem chegar até R$ 40 milhões.