Na manhã desta quarta-feira, 7, a Polícia Civil deflagrou a Operação Lombroso, que investiga a aplicação de golpes financeiros em bancos e comércios do Distrito Federal (DF). Foram cumpridos 30 mandados de prisão preventiva e temporária em endereços em Caldas Novas, em Novo Gama e em Santo Antônio do Descoberto, todos em Goiás. Além disso, também houve o cumprimento de mandados no DF e em Parnaíba, no Piauí.
Até o momento, 21 suspeitos foram presos. Os agentes apreenderam maconha, cocaína, celulares, notebooks, além de documentos e um cofre. Segundo os investigadores os suspeitos usavam documentos falsos para conseguir cartões de crédito das lojas e, então, compravam televisores, eletrônicos e celulares para revender. O prejuízo estimado com os golpes é de R$ 8 milhões.
As investigações começaram no início do ano, após o registro de ocorrências pelos próprios comerciantes. Ao procurar a delegacia, eles informaram que “uma quantidade enorme de clientes que não estavam pagando a fatura do cartão das lojas”. Mais de 200 policiais estão envolvidos na operação.