Operação Mercado DE: PF cumpre mandados contra garimpo ilegal na Amazônia

Mercado DE: PF cumpre mandados de prisão, busca e apreensão em operação contra o garimpo ilegal

Alvo é organização criminosa dedicada à captação, transporte e comercialização de ouro bruto de origem ilegal, com atuação na Amazônia Legal.

A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira (22), 12 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão, nos estados do Pará, Roraima e Rondônia. Segundo a PF, todas as ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal do Pará.

Ainda não foram informadas as cidades onde os mandados estão sendo cumpridos e nem os nomes dos alvos da operação.

Denominada “Mercado DE”, a operação objetiva combater organização criminosa dedicada à captação, transporte e comercialização de ouro bruto de origem ilegal, com atuação na Amazônia Legal.

De acordo com informações da Polícia Federal, durante as investigações, verificou-se que entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024, o grupo criminoso transportou de maneira ilícita, aproximadamente, 34kg de ouro, equivalente a quase R$ 18 milhões.

O ouro possui cotação em bolsa de valores, sendo que, por ter origem ilegal, a organização negociava o minério abaixo dos valores de mercado, criando uma espécie de mercado paralelo, uma espécie de mercado DE.

*Reportagem em atualização

VÍDEOS: MAIS VISTOS DO DE SANTARÉM E REGIÃO

50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp