Operação Miraculum Piscis: PF investiga suspeitos de adulterar pescados em 7 estados

operacao-miraculum-piscis3A-pf-investiga-suspeitos-de-adulterar-pescados-em-7-estados

DE suspeito por adicionar água em pescados e capturar espécies proibidas é alvo da PF em 7 estados

Ação cumpre 44 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná e Bahia.

1 de 2 DE suspeito de adicionar água em pescados e capturar espécies proibidas é alvo da PF em 7 estados — Foto: Polícia Federal/Divulgação

DE suspeito de adicionar água em pescados e capturar espécies proibidas é alvo da PF em 7 estados — Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal combate nesta terça-feira (17) suspeitos de falsificar selos de inspeção e adulterar pescados em sete estados do Brasil. A operação identificou ainda que o grupo também adicionava água nos alimentos para aumentar o peso dos pacotes vendidos e capturava espécies proibidas.

Batizada de Operação Miraculum Piscis, a ação cumpre 44 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná e Bahia. Alimentos em desacordo com as normas sanitárias também foram apreendidos.

A investigação é coordenada pela Polícia Federal catarinense e começou após uma empresa em Penha, no Litoral Norte, apontar indícios de falsificação de selos do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

A partir disso, foram mapeadas outras empresas que usavam as identificações irregulares, além de notas fiscais falsificadas para comercializar pescados.

A PF também encontrou indícios de:
– Alteração nos produtos como adição de água;
– Substituição de espécies de pescados;
– Uso de espécies proibidas ou capturadas em períodos de defeso;
– Comercialização de produtos sem devida autorização dos órgãos competentes.

Cidades com mandados:
– Santa Catarina: Penha (07), Itajaí (04), Navegantes (05), Barra Velha (05), Balneário Piçarras (02), Itapema (01), Gaspar (01) e São José (01);
– São Paulo: São Paulo (03), São João da Boa Vista (02), Cerquilho (02), Guarulhos (01), Osasco (01) e Cotia (01);
– Rio Grande do Sul: Porto Alegre (01) e Novo Hamburgo/RS (01);
– Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (01) e Quissamã (01);
– Goiás: Goiânia (01) e Aparecida de Goiânia (01);
– Paraná: Curitiba (01);
– Bahia: Salvador (01).

Os crimes investigados são de: associação criminosa, falsificação de selo público, falsidade ideológica, uso de documento falso, adulteração de alimentos, crimes ambientais, crimes contra a ordem tributária e contrabando.

2 de 2 Alimentos apreendidos em operação contra fraudes em pescados — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Alimentos apreendidos em operação contra fraudes em pescados — Foto: Polícia Federal/Divulgação

LEIA TAMBÉM: DE mira em suspeitos de invadir contas de e-commerce

Câmera flagra explosão após vazamento de gás em casa de Joinville (SC)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp