Operação Parasitas: Organização é investigada por desvio de recursos públicos em hospitais

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção – DECCOR, deflagrou na manhã desta quinta-feira (16) a Operação Parasitas. A operação tem como objetivo investigar desvio de recursos públicos na área de saúde do ano de 2020 durante a pandemia da Covid-19.

São cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, sendo 21 em Goiânia e 2 no Estado de São Paulo. Também foram sequestrados valores e apreendidos bens dos investigados no montante de 6 milhões de reais, que serão destinados à reparação dos danos causados ao erário.

De acordo com investigações, o esquema criminoso era instalado na Organização Social Brasileiro de Gestão Hospitalar – IBGH, que resultou no desvio de seis milhões de reais destinado a compra de materiais e insumos hospitalares destinados ao combate da Covid-19.

O suspeito utilizava empresas de fachada com nomes de laranja para contratar em regime de urgência o fornecimento de materiais hospitalares. Após o pagamento das despesas, foi detectado que parte do dinheiro teria retornado a pessoa intimamente ligadas aos gestores da Organização Social, em esquema de lavagem de dinheiro.

As investigações ainda revelam que os indícios de emissão de notas fiscais falsas pelas empresas de fachada para justificar o recebimento de recursos públicos, chegando a não entregue materiais contratados ou sendo entregues em menores quantidades ou qualidade reduzida.

As irregularidades teria ocorrido em Contrato de Gestão relacionados à administração do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – HMAP, dos Hospitais Estaduais de Pirenópolis (HEELJ), Jaraguá (HEJA) e de Urgências da Região Sudoeste, em Santa Helena de Goiás (HURSO), bem como de centros médicos voltados a tratamento de pacientes deCOVID-19 localizados no Estado do Amapá.

Apenas os hospitais goianos não são mais administrados pela Organização Social investigada, em virtude de revogação dos respectivos contratos de gestão.

A organização é investigada pelos crimes de Constituição de Organização Criminosa, Falsidade Ideológica, Peculato e Lavagem de Dinheiro.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos