Operação Pedras Frias: PF investiga fraude em licitação em Timbiras, com recursos federais

operacao-pedras-frias3A-pf-investiga-fraude-em-licitacao-em-timbiras2C-com-recursos-federais

A Polícia Federal deflagrou uma operação para investigar uma fraude em licitação no município de Timbiras, com a utilização de recursos federais. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Luís e Timbiras, onde foram apreendidos documentos e cerca de R$ 122 mil em espécie.

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Federal realizou a Operação Pedras Frias, que investiga suspeitas de fraude em uma licitação para a compra de material de expediente pela Prefeitura de Timbiras, com o uso de recursos federais. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em cumpridos nas duas cidades, com base em investigações que envolvem verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, do Fundo Nacional de Saúde e do Fundo Nacional de Assistência Social.

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e as investigações são um desdobramento da Operação W.O., realizada em novembro de 2023, que revelou um suposto esquema de direcionamento de licitações em Timbiras. Em 2023, um homem e dois servidores municipais teriam direcionado a licitação para beneficiar uma empresa previamente escolhida, que venceu os 167 itens do certame, totalizando cerca de R$ 7 milhões.

A operação contou com o apoio da Controladoria-Geral da União no Maranhão, que identificou indícios de irregularidades no processo, como cláusulas do edital que restringiam a concorrência e possível superfaturamento. As investigações continuam e o material apreendido será analisado para garantir a apuração dos fatos.

Em novembro de 2023, a Polícia Federal realizou uma operação para investigar fraudes em licitações em Timbiras e outros municípios do Maranhão. Os recursos utilizados nas fraudes eram federais, provenientes do FUNDEB e do FNS, e resultaram em prejuízos aos cofres públicos. A Justiça Federal determinou bloqueio de bens e valores, suspensão de função pública e proibição de participar de licitações para os envolvidos.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp