Grupo suspeito de usar vídeo com ‘deepfake’ da modelo Gisele Bündchen para aplicar golpes com vendas de produtos é alvo de operação policial no RS
Investigação da polícia identificou vídeos falsos usando imagens das apresentadoras Angélica Huck, Juliette, Maísa e Sabrina Sato. Os valores obtidos com o esquema podem chegar a R$ 210 milhões.
O DE identificou a utilização de vídeos manipulados com “deepfake” de celebridades, como a modelo Gisele Bündchen, a fim de enganar pessoas com vendas fraudulentas pela internet. Até o momento, quatro suspeitos foram presos.
No total, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão e sete de prisão preventiva, além de medidas como sequestro de veículos e bloqueio de ativos financeiros em cinco estados brasileiros.
A investigação revelou vídeos falsos que utilizavam imagens de diversas personalidades, incluindo as apresentadoras Angélica Huck, Juliette, Maísa e Sabrina Sato.
O esquema foi descoberto quando uma mulher do Rio Grande do Sul denunciou à Polícia Civil, levando à identificação dos responsáveis pelos perfis fraudulentos nas redes sociais.
Durante as investigações, foi identificado um suspeito que oferecia mentoria para a prática de golpes digitais, criando uma rede de multiplicação do crime.
A Polícia Civil recomenda precauções para evitar cair em golpes digitais, incluindo desconfiar de promoções com celebridades, checar a autenticidade dos perfis anunciando ofertas e nunca fornecer dados pessoais sem confirmar a legitimidade da transação.
Denunciar qualquer suspeita de golpe é fundamental, pois muitas vítimas acabam não reportando os crimes, o que dá aos criminosos uma sensação de impunidade. Portanto, é essencial relatar qualquer situação suspeita às autoridades competentes.