Operação policial desmantela esquema de desvio de milhões das prefeituras em nove estados. Conheça detalhes da ação.

operacao-policial-desmantela-esquema-de-desvio-de-milhoes-das-prefeituras-em-nove-estados.-conheca-detalhes-da-acao

Uma megaoperação em nove estados e no Distrito Federal (DF) está acontecendo na manhã desta terça-feira (8), com 79 ordens judiciais sendo cumpridas contra um grupo suspeito de desviar mais de R$ 3 milhões de contas bancárias das prefeituras de Doutor Camargo, Iporã, São Manoel do Paraná, Roncador e Paranapoema. A ação está sendo comandada pela Polícia Civil do Paraná (PC-PR), que também está cumprindo mandados em outros estados como Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte, Goiás, Piauí, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pará e no Distrito Federal.

As investigações que levaram a essa operação começaram em 2023 e apontam que os suspeitos realizaram os desvios por meio de golpes. Segundo informações da PC-PR, dos mandados expedidos, 43 são de prisão pelos crimes de associação criminosa e estelionato, enquanto 36 são de busca e apreensão. Até o momento da última atualização desta reportagem, não havia sido informado quantas pessoas foram presas.

Conforme a investigação, os suspeitos se faziam passar por funcionários de empresas ligadas a instituições bancárias e entravam em contato com os responsáveis financeiros das prefeituras para aplicar os golpes. O delegado Gustavo Mendes Marques de Brito explicou que os criminosos solicitavam a atualização de dados para permitir que os pagamentos dos municípios fossem realizados, e depois utilizavam essas informações para acessar as contas bancárias e realizar transferências fraudulentas.

A polícia identificou 38 beneficiários diretos das transferências ilegais, a maioria deles localizada nos estados do Ceará e São Paulo. Os nomes dos beneficiários não foram divulgados até o momento. Essa operação demonstra o trabalho integrado das forças de segurança para combater crimes financeiros que prejudicam o poder público e a população.

Essa ação reforça a importância do trabalho investigativo e da atuação das forças de segurança no combate à corrupção e aos desvios financeiros, protegendo os recursos e a transparência nas gestões públicas. É fundamental que casos como esse sejam identificados e punidos para garantir a lisura e a legalidade nas transações financeiras e nas relações institucionais. A sociedade espera que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados e que medidas preventivas sejam implementadas para evitar futuros golpes e desvios.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp